top of page

As 6 formas de se pronunciar o “T” em inglês: você conhece todas?



As formas de pronúncia da letra “T” podem deixar qualquer um muito confuso, afinal, eu falo o “T”? Eu pronuncio parcialmente? Ou esse “T” é… mudo? São diferenciações importantes se você quer falar inglês com mais naturalidade.


Eu sei que você pode estar nervoso agora, já que na nossa língua não tem esse tipo de variação, o “T’ é uma consoante e ponto final, o que nos faz inconscientemente dar ênfase quando lemos palavras com essa letra.


Porém, hoje esclareceremos para você as 6 maneiras de pronunciar o “T” em inglês americano, deixando o mais temido “T” mudo para o final, pra você ir se familiarizando ao longo do processo. So let’s go.



TRUE “T”: o verdadeiro (e mais comum) “T”


Iniciando pelo mais comum, temos a pronúncia normal do “t”, mais próxima do que já conhecemos, pois ele aparece normalmente na fala, como, por exemplo, em:

  • Storm (tempestade)

  • Respect (respeito)

  • Attend (participar, comparecer)

Para ter uma ideia de como se pronuncia nesses casos, imaginem que o “T” é um sopro de ar, quase como “ts”.

STOP “T”: hora de interromper o “T”!


O Stop “T” continua com a ideia do sopro, mas não é pronunciado por completo, ele serve para interromper sua fala:


Com a palavra ‘fitness’ é muito comum ouvirmos ‘fítiness’, mas esse é um “T” que interrompe a palavra, mais ou menos como se você quisesse muito pronunciar a letra e não desse continuidade [fit-nuhs].

FLAP “T” or TAP “T”: som de “R”?


Esse é um caso que quando pronunciado pelos nativos vira som de “D” (para eles), mas nós assimilamos como som de “R”.


Esse som de “R” no caso seria como na palavra ‘braço’, um “R” rápido, como por exemplo:

  • Daughter (filha)

  • Water (água)

  • City (cidade)

“TH”: duas formas de pronunciar

Essa é uma dificuldade de muitas pessoas, pois a pronúncia do “T” se dá com a língua atrás dos dentes, soprando levemente (sim, é bom treinar):

  • Think (pensar)

  • Thanks (obrigado(a))

  • These (esses)

“TION”- Som de X e TCH


Aqui, a pronúncia do “T” em inglês pode ser de dois tipos: se assemelhando com algo do tipo “tch”, ou então com “x”, em ambos os casos para a junção ‘-tion’:


Para som de ‘x’ - Pronunciation (pronúncia)

Para som de ‘tch’ - Attention (atenção)

SILENT “T”: T mudo!


Por último, mas definitivamente não menos importante, temos o caso em que o “T” fica mudo no momento de pronunciar a palavra, como em ‘listen’ (ouvir) e ‘castle’ (castelo), onde você praticamente junta o que vem antes e depois do “T”.

Eu sei que você está se perguntando agora: “mas e as regras? Como eu sei qual tipo de “T” eu vou usar?" E infelizmente não temos regras, a pronúncia vai variar entre localidades, pessoas e palavras.


Mas, a parte boa é que não existe certo ou errado, essas são dicas para ajudar a alcançar a fluência e a se adaptar a pronúncia mais comum de cada país. Se você falar o “T” com nosso sotaque, provavelmente as pessoas vão entender, apenas notarão o seu sotaque diferente.



Para ouvir pronúncias de palavras, pesquise no Google 'como pronunciar/falar (palavra que você quer)', e o que aparecerá serão os mesmos tipos de áudio utilizados no post de hoje. Fácil e rápido.


Não se esqueça de praticar bastante todas as dicas, e se você quiser mais de como aprender inglês:

See you next time!


HORIZONTAL FUNDO ESCURO.png

© 2022 por GoLive Digital

bottom of page