Aprender inglês pode ser um sufoco para muitas pessoas, ainda mais hoje, onde em qualquer lugar é possível encontrar alguém dizendo que ‘sem inglês agora não se arruma emprego nenhum’, ou que ‘inglês não é mais diferencial, é obrigatório’.
E somente os meros mortais não poliglotas sabem como essas palavras podem te jogar para o fundo do poço da sociedade.
Mas não é necessário desespero, pode respirar, pois a tecnologia e a internet vieram justamente para te tirar desse poço, e você pode usar ela a seu favor para treinar o seu inglês a qualquer hora, fazendo coisas que você gosta.
Então, aqui temos 3 dicas de como fazer isso, mas antes, repita comigo: 'Inglês não é um monstro de 7 cabeças', e agora você está pronto para prosseguir.
DICA #1 Ouvir músicas em inglês
Tenho certeza de que pelo menos uma música assim está na sua lista de músicas, e essa é a deixa que você precisava para perceber que: você está ouvindo pessoas que possuem inglês como língua materna e que não estão conversando com termos complexos corporativos, e sim casualmente, com palavras mais fáceis. Tudo o que você tem que fazer é pesquisar a tradução dessas músicas.
Parece uma dica boba, mas vamos parar para pensar: quantas vezes essa semana você ouviu músicas em inglês? E dessas vezes, quantas você procurou saber o que elas estão falando? Exatamente, eu te ouvi, e não foram vezes o suficiente.
Ler a tradução vai te ajudar a fazer associações rápidas de palavras e seus significados em português. Como exemplo podemos analisar um trecho da música Enemy, do Imagine Dragons, que ficou bem popular com a série Arcane:
‘Everybody wants to be my enemy’, que como tradução temos “Todo mundo quer ser meu inimigo”. Fazendo uma análise rápida é possível associar pelo menos everybody a todo mundo e enemy a inimigo, e com pequenas associações assim, quando você ouvir essas palavras em outro lugar, terá uma ideia do que estão falando.
DICA #2 Mudar o idioma dos filmes
Essa é uma dica ótima, principalmente quando se trata daqueles filmes que você já assistiu mais de mil vezes e poderia dizer a fala dos personagens até dormindo.
Nessa situação, você pode alterar o idioma e comparar as falas em inglês com o que você lembra da dublagem, ou então prestar atenção nas falas e legendas, tentando entender palavras-chave de cada frase.
Assim você adquire noções maiores tanto de pronúncia, quanto de vocabulário, e a parte interessante é que isso muda conforme o gênero do filme e o país de origem dele.
DICA #3 Procurar criadores de conteúdo rápido
Com ‘conteúdo rápido’ quero dizer vídeos curtos, como tiktoks e reels do Instagram, onde você pode procurar tanto por conteúdo em inglês quanto por conteúdo de professores de inglês, e o que quero dizer com isso: vídeos onde o entretenimento é baseado na rapidez com que ele te prende → entrega o conteúdo → faz você querer ver mais dele.
Essa é uma maneira muito mais visual de aprender inglês, já que a pessoa está falando e mostrando o que ela está fazendo, com possibilidade de você assistir várias vezes para entender em um curto período.
Além disso, existe uma infinidade de professores que ensinam, por exemplo, 3 palavras em inglês por vídeo, e em 15 segundos de entretenimento no seu tempo livre você expandiu seu vocabulário.
Com essas dicas o seu momento de distração e relaxamento se torna uma fonte de novos conhecimentos, você utiliza melhor os benefícios da internet, e tudo isso sem a pressão de ter que aprender alguma coisa nova.
Comments