top of page
Nathalia Maciente

Erros gramaticais mais comuns em inglês


Erros gramaticais são uma das coisas mais normais entre pessoas que estão aprendendo inglês, afinal, cometemos erros até mesmo na nossa língua nativa, então, por que esperar a perfeição quando se está começando um novo idioma?


A resposta óbvia é: não espere, ponto.


Mas, não é por isso que você não pode aprender com os erros, para que eles não se repitam, e é justamente esse o nosso objetivo hoje: analisar as dificuldades gramaticais mais comuns entre os meros mortais que querem aprender inglês.



#1 Traduzir do português para o inglês


Traduzir palavra por palavra, ou mesmo frases ao pé da letra, é talvez o erro mais comum entre os estudantes da língua. E isso é um problema porque muitas vezes a tradução não bate com o sentido, principalmente quando usam gírias ou expressões.


#2 O uso do It’s e do Its


De vez em quando pode rolar uma preguicinha, um esquecimento ou uma confusão quanto ao uso do apóstrofo, mas o que você precisa entender é que o sentido muda totalmente.


[Its] tem sentido de posse, igual quando usamos his ou her, por exemplo.

[It’s] é a abreviação de ‘it is’ (verbo be), que pode significar ‘isso é’, ‘está’, entre outros, dependendo do contexto.



#3 There, Their e They’re


Essas 3 palavras são muito parecidas na escrita, e na fala são idênticas, podendo confundir as pessoas quanto ao sentido de cada uma; por isso, presta atenção:


There - significa ‘lá’, então é utilizado para dizer que ‘algo ou alguém está lá’, ou seja, lugar, como em ‘I’ll be there soon’ (Estarei lá em breve).


Their - tem o mesmo sentido de posse descrito anteriormente, mas é utilizado quando estamos falando do pronome ‘They’ - Their - deles; ‘Their car is new’ (o carro deles é novo).


They’re - essa é a contração de They are, traduzida como ‘eles são/estão’, como em ‘They’re late’ (Eles estão atrasados).



#4 Make e Do


Esses dois verbos são relacionados ao verbo ‘fazer’, porém são usados em situações diferentes:

  • Do, na maioria das vezes, é usado quando alguém está praticando uma ação;

  • enquanto isso, Make é usado para dizer que alguém está produzindo algo.


He really likes to do shopping - Ele gosta muito de fazer compras.

If you don’t like the service, you can make a complaint on our website. – Se você não gostar do serviço, você pode fazer uma reclamação em nosso site.


Agora, no final de tudo, você me pergunta: e como eu evito esses erros? E o que eu posso dizer é que sem treino você não vai sair do lugar, então fale, leia, escreva e escute, sempre que puder.


E se você quiser saber mais dicas de como aprender inglês:



See you next week!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page