top of page

Imersão em inglês: dicas de como fazer


Imagine a seguinte situação: você já está estudando inglês há um tempo, mas mesmo com o estudo você não se sente preparado pra se intitular 'o falante de inglês' publicamente, e talvez você nem tenha precisado imaginar, porque é a sua realidade, então esse artigo é pra você.


Se você se sentiu descrito acima, a imersão no inglês é o que está faltando na sua rotina, logicamente se você está mesmo disposto a aprender e dar o máximo de si, porque isso não é para qualquer mero mortal.


A imersão consiste em pegar as 24h do seu dia, e transformá-las em 24 horas de vivência americana, como se você estivesse morando nos Estados Unidos (exemplo). Fácil, né? É só isso, acabamos aqui.


Brincadeiras a parte, o que eu disse não é de tudo mentira - risos, mas calma, porque não são dias inteiros de estudo, caos e desespero, o objetivo é que seja o mais natural possível, e eu vou te falar como fazer isso em alguns passos:



#1 A dica mais básica de todas: mudar o idioma dos aparelhos


Note que eu disse >aparelhos< e não apenas 'celular', então pode pegar o seu notebook, tablet, e o que mais de eletrônico você tiver, e alterar o idioma.


No começo você pode não saber mais nem como aumentar o brilho das coisas, mas é muito importante expandir seu vocabulário, mesmo que seja meio à força, porque você não terá pra onde correr: ou você aprende que pra mexer no brilho você deve procurar algo relacionado a 'brightness', ou vai ficar no escuro.


Mas, não estamos limitados a sistemas, claramente suas queridas redes sociais estão inclusas nessa imersão, por mais que você tente fugir, então seu Instagram, WhatsApp, Facebook, etc. também estarão todos em inglês.



#2 Desative as legendas de programas em inglês (pelo menos um pouco)


Tem horas que nosso cérebro pode ficar um pouco cansado quando ficamos muito tempo em uma mesma coisa, e sei que talvez a hora de assistir um vídeo ou filme seja um momento de relaxamento, mas em pelo menos um episódio da sua série - desative as legendas.


Com o tempo isso vai ficando mais fácil, e com certeza vai influenciar muito na capacidade de escuta, compreensão e também de pronúncia.



#3 Transforme pequenas atividades em um treino da língua


O que eu quero dizer com isso: você precisa fazer compras? Faça sua lista em inglês. Pense em como seria pedir por tal alimento no supermercado se estivesse em outro país, ou então como você procuraria por arroz ou papel higiênico?


Essa é uma atividade simples, mas que se você parar pra pensar, não há nada mais cotidiano do que ir ao mercado, e com certeza explorar esse vocabulário te salvaria em diversas situações.


Claro que isso não se limita a supermercados, pois como eu disse são pequenas atividades, então podemos incluir listas de afazeres do dia ou da semana, por exemplo.



Outra atividade que se encaixaria nesse tópico seria você sair colando papéis adesivos pela casa com o nome de diversos objetos em inglês, assim, quando você for escovar os dentes, abrindo a 'door' do 'bathroom', você será obrigado a pegar a sua 'tooth bush', enquanto muito possivelmente se vê no 'mirror' em frente a sua 'sink'.


Neste tópico é possível ficar horas dando dicas do que você pode fazer, mas a questão principal de tudo isso é uma só: começar a pensar em inglês.


Por mais que pareça estranho, é a verdade, seu cotidiano acabará sendo em inglês, e quando você menos esperar, you will be thinking in English like a native.


E aí, eu tenho certeza que você usará o título de 'o falante de inglês' sem nenhum problema.


E se você quiser saber mais dicas de como aprender inglês:


See you next week!


Comments


bottom of page